top of page
ramoni.jpg

Ramoniele Janaira

B.girl Ramony

Eu me chamo Ramoniele Janaira Alves da Silva (mais conhecida como Ramony), tenho 22 anos, sou natural de Teresina-PI, mas vivi a maior parte da minha vida em Altos-PI (40km de Teresina), aos 21 anos me mudei para Bento Gonçalves-RS, onde moro com meu namorado.

 

Atualmente estou desempregada, morei todo esse tempo com minha mãe, meus pais são divorciados e meu irmão mais novo faleceu em 2007. Durante muito tempo eu e ela tivemos uma convivência um pouco difícil, mas com o tempo as coisas foram se acertando entre nós e hoje temos uma ótima relação.

 

Hoje eu moro com meu namorado em um apartamento no bairro São Roque, é um espaço pequeno, mas é o suficiente para nós dois, geralmente sempre tem algum amigo de qualquer lugar do mundo passando alguns dias com a gente, o que pra mim é muito legal, até mesmo porque muitas vezes são pessoas que não conheço tão bem, assim fortalece os laços de amizade.

 

O estudo é fundamental tanto para crescimento pessoal, quanto de grupo, e não me refiro somente a escola ou faculdade, mas tudo o que você pretende fazer requer um estudo, então creio que é muito importante procurar formas de estudar o que você já faz ou pretende fazer. Hoje em dia o acesso a informação é fácil, e assim com um click temos informações que procuramos e além disso aprendemos mais sobre várias outras questões sociais e políticas.

 

Como é importante se manter financeiramente eu gosto de trabalhar de formas alternativas, e um dia pretendo trabalhar com dança. Antes de começar no Breaking, jogava Handebol em um centro social chamado Centro Social Urbano, onde pude ter meu primeiro contato com dança, o que mudou radicalmente minha vida, porque foi o momento que passei a ser responsável, onde foquei nos estudos e em procurar um trabalho para ajudar minha mãe.

 

Atualmente eu treino na praça Vico Barbieri, geralmente vou de moto com meu namorado ou de ônibus, algumas vezes procuro fazer alguns exercícios físicos para melhorar minha dança, além do treino quase diário na cypher.

 

É bem difícil falar de motivação, pois muitas vezes quero jogar tudo para o alto. Eu tenho um grande problema com “auto sabotagem”, mas tem algo mais forte dentro de mim, que me faz continuar, além das pessoas ao meu redor que são inspirações e referências, minhas motivações diárias e me fazem mais forte.

 

Crew para mim é um elo muito forte, onde você não só tem um nome para representar, você tem uma família da rua que vai estar com você em momentos bons e ruins, é ter personalidades diferentes e propósitos muito próximos, é crescer junto tanto no Hip Hop quanto no pessoal. Atualmente não faço parte de uma crew, mas por algum tempo fiz parte de uma crew de bgirls onde pude crescer muito, total gratidão as pessoas que estiveram comigo nesse momento. Isso me faz bastante falta.

 

O recado que eu deixo para todos é que o Hip Hop se trata de compartilhar: PAZ, AMOR, UNIÃO E DIVERSÃO. Tente sempre melhorar a energia das pessoas ao seu redor e tornar os momentos juntos mais da hora!

bottom of page