top of page
Buscar
  • Foto do escritorCoolTure Trip

Fotógrafos de Hip Hop #1; Joe Conzo

Atualizado: 24 de jan. de 2020



Filho de ativistas que lutavam pela minoria do sul do Bronx, dono de um acervo de quase 10 mil fotos documentadas contando os primórdios do Hip Hop, tem na bagagem desde uma experiência de quase morte no atentado terrorista de 11 de setembro até um período de dependência química que o fez largar tudo.


 

Joey aka ' Joey Kane ' era uma criança, um jovem que saía por aí com uma câmera, registrava o lugar em que vivia, os amigos da escola, como Cold Crush Brothers e Gran Master Caz, amigos de infância, tentando burlar um sistema que para ele, queria exterminá-los.



Em algum momento da sua vida, a fase da fotografia passou, e Joe se perdeu na dependência de drogas.

Disposto a mudar de vida, virou enfermeiro, atendeu as vitimas do atentato terrorista do World Trade Center no dia 11 de setembro, onde em resgate quase perdeu sua vida.


Após a experiência decidiu voltar para trás das lentes e conheceu o fotógrafo e cinegrafista Henry Chalfant, que no momento trabalhava no documentário From Mambo to Hip Hop. Chalfant pediu a Conzo algumas imagens para o documentário, que recebeu o prêmio ALMA Melhor Documentário de Televisão (2006).

Em 2005, foi abordado por Johan Kugelberg; Johan pesquisava sobre as raízes do Hip Hop e tudo que estava documentado, chegou até Conzo, através de seu amigo Caz.

Conzo obtinha suas fotografias todas carinhosamente guardadas por sua mãe, e assim, nasceu o livro Born in the Bronx (lançado em 2007).


Atualmente seu livro vem sendo traduzido em várias línguas, e a publicação de todo seu acervo fotográfico está sendo digitalizada e publicada na biblioteca da Universidade de Cornell (NY).

Hoje ele viaja o mundo dando palestras e fotografando a cena, agora, em modo digital.


Fonte: http://joeconzo.com/wp/ Pesquisa por Coolture Trip

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page